Governador Ratinho Junior se encontra com diplomatas da União Europeia para discutir parcerias em sustentabilidade, inovação e comércio.
Na manhã de quarta-feira (21), o governador Carlos Massa Ratinho Junior recebeu uma comitiva de diplomatas da União Europeia (UE) no Palácio Iguaçu, em Curitiba.
A delegação, composta por representantes de 14 países, teve como objetivo fortalecer as parcerias em diversas áreas, com foco em sustentabilidade, ciência, inovação e comércio.
Durante o encontro, Ratinho Junior destacou os indicadores do Paraná, que têm despertado o interesse dos países europeus. O Estado foi reconhecido, por quatro anos consecutivos, como o mais sustentável do Brasil. O governador mencionou que o Paraná produz cerca de 18% da energia elétrica consumida no país, sendo 98% dessa energia proveniente de fontes limpas e renováveis.
Além das hidrelétricas, o Paraná tem investido em energia solar, eólica e biomassa proveniente de resíduos agrícolas e pecuários. Também há avanços na produção de hidrogênio verde e no uso do combustível de aviação sustentável (SAF), voltado para a descarbonização do setor aéreo.
Outro ponto que gerou interesse dos europeus foi o modelo cooperativista de produção do Paraná. O Estado abriga sete das dez maiores cooperativas agroindustriais do Brasil, o que, segundo Ratinho Junior, contribui para um sistema de produção sustentável no campo.
O governador também destacou que o agronegócio paranaense tem conseguido aumentar o valor agregado dos produtos por meio da industrialização, sem prejudicar o meio ambiente.
O crescimento da agroindústria e das cooperativas paranaenses foi apontado como um fator crucial para o crescimento de 63% do PIB do Paraná nos últimos seis anos, além de ter colocado o Estado como líder no índice de atividade econômica do Brasil no início de 2025. Isso também contribuiu para a menor taxa de desocupação da história, registrada no primeiro trimestre deste ano.
Jean-Pierre Bou, chefe adjunto da Delegação da União Europeia no Brasil, destacou o interesse da UE em estreitar os laços comerciais com o Paraná, especialmente em áreas como proteção ambiental, produção de alimentos sustentável e investimentos em tecnologia, inovação e infraestrutura. Bou também se surpreendeu com a importância do cooperativismo no Estado, modelo amplamente adotado na Europa, e apontou o potencial para novas parcerias de cooperação.
O Sistema Ocepar revelou que, em 2023, as cooperativas paranaenses movimentaram R$ 206 bilhões, um crescimento de 10,3% em relação ao ano anterior. Com mais de 227 cooperativas e 4 milhões de cooperados, o Paraná tem se consolidado como um polo de cooperação.
A inovação também foi um tema relevante durante a reunião. O Paraná tem se destacado nesse setor, com a criação da Secretaria da Inovação e Inteligência Artificial (Sei), responsável por gerenciar projetos conjuntos para fomentar soluções inovadoras em áreas como saúde, educação e indústria.
Desde 2021, o Estado oferece aulas de programação e robótica para alunos do ensino fundamental e médio nas escolas estaduais, além de ter integrado a rede estadual de ensino ao ecossistema de grandes multinacionais de tecnologia como Google, Amazon, Microsoft e Huawei. O Governo do Estado busca agora expandir essas parcerias com empresas europeias.
Leia também:
- Ascoagrin e Facisc alertam para adequação à Lei Geral de Proteção de Dados
- 3 livros essenciais de Victor Hugo que não podem faltar na sua estante