Mozilla anuncia fim do Pocket e orienta exportação de dados até outubro

A Mozilla anunciou que o Pocket será descontinuado no dia 8 de julho de 2025. Os usuários terão até 8 de outubro de 2025 para exportar seus dados.

Desde quinta-feira (22/05), os s do Pocket e as s do serviço foram encerrados. Quem adquiriu um pacote anual será reembolsado proporcionalmente a partir de julho.

Para exportar seus dados do Pocket, siga estas etapas:

  1. e a página de exportação.
  2. Faça na sua conta.
  3. Verifique se o e-mail cadastrado está correto.
  4. Clique em “Export HTML File”.
  5. Você receberá um link para baixar um arquivo HTML com seus dados. Esse link ficará válido por 48 horas.

O arquivo exportado conterá os links salvos, arquivados e favoritos, mas não o conteúdo desses links, pois o serviço não extrai os textos. O processo de exportação costuma levar até 24 horas, mas pode demorar até sete dias para contas muito grandes.

A Mozilla justificou a decisão de encerrar o Pocket como uma mudança necessária para realocar recursos em projetos mais alinhados com os hábitos atuais de navegação.

A Mozilla anunciou que o Pocket será descontinuado no dia 8 de julho de 2025. Os usuários terão até 8 de outubro de 2025 para exportar seus dados.

A plataforma foi lançada em 2007 com o nome de Read It Later como uma extensão para o Firefox. Em 2015, ou a ser integrada nativamente ao navegador e, em 2017, foi adquirida pela Mozilla.

Para quem procurava uma alternativa, o Instapaper oferece um serviço similar, com extensões para navegadores e aplicativos para Android e iOS. O Instapaper foi controlado pela Betaworks e pelo Pinterest entre 2013 e 2018, mas agora é independente.

A decisão de descontinuar o Pocket reflete uma mudança no mercado de leitura e no comportamento dos usuários, que cada vez mais priorizam outras formas de consumir conteúdo online.

Embora o Pocket tenha sido uma plataforma útil para salvar artigos e links para ler mais tarde, as novas tendências de consumo de informação levaram a Mozilla a redirecionar seus esforços para outras iniciativas.

LER >>>  Apple lança iOS 17.4 com mudanças importantes na App Store e novidades para usuários da UE

Leia também: