Lua e Júpiter farão encontro raro no céu hoje!

A noite desta terça-feira (27) reserva um espetáculo astronômico que exige atenção dos apaixonados pelo céu. A Lua e Júpiter estarão visualmente muito próximos, protagonizando uma bela conjunção astronômica, mas por um período extremamente curto.

Esse fenômeno, que oficialmente acontece na manhã de quarta-feira (28), marca o encerramento da agem da Lua pelos planetas do Sistema Solar neste mês de maio. Embora a conjunção exata ocorra às 10h13 da manhã, horário de Brasília — momento em que ambos não estarão visíveis —, o melhor momento para observar será no entardecer da véspera.

Entre 17h38 e 18h43 desta terça (27), quem olhar para o horizonte na direção noroeste, cerca de 12 graus acima, poderá ver Lua e Júpiter bem próximos, ainda que quase ofuscados pela luz do crepúsculo.

Lua e Júpiter farão encontro raro no céu hoje!

Apesar de estarem relativamente juntos no céu, não estarão suficientemente próximos para serem enquadrados juntos no campo de visão de um telescópio. No entanto, podem ser facilmente observados a olho nu ou com o auxílio de um par de binóculos, proporcionando uma visão encantadora.

Ambos estarão localizados na constelação de Touro, com Júpiter apresentando uma magnitude de -1,9 e a Lua com brilho mais intenso, em magnitude de -9,0. Vale lembrar que, quanto menor o valor da magnitude, maior é o brilho aparente — motivo pelo qual o Sol, o corpo mais brilhante do céu, tem magnitude de -27.

LEIA MAIS: Selfie surpreendente do robô da Nasa em Marte revela redemoinho de poeira

LER >>>  7 de maio de 1992: a primeira caminhada espacial com três astronautas