A partir de 26 de maio, aposentados e pensionistas do INSS começarão a receber o reembolso de descontos indevidos de mensalidades associativas
A partir desta segunda-feira, 26 de maio, todos os aposentados e pensionistas do INSS que tiveram descontos de mensalidade associativa na folha de pagamento referente ao mês de abril receberão o reembolso, totalizando R$ 292 milhões.
Os descontos ocorreram entre 24 de abril e 8 de maio, após a suspensão determinada pelo INSS, mas os valores foram retidos e não reados às entidades. A devolução será feita automaticamente junto ao pagamento dos benefícios, entre 26 de maio e 6 de junho, e não é necessário tomar nenhuma providência.
A data de devolução depende do valor do benefício e do último algarismo do Número de Benefício (NB), conforme o calendário abaixo:
Quem recebe até um salário mínimo:
- Final 1: 26 de maio
- Final 2: 27 de maio
- Final 3: 28 de maio
- Final 4: 29 de maio
- Final 5: 30 de maio
- Final 6: 2 de junho
- Final 7: 3 de junho
- Final 8: 4 de junho
- Final 9: 5 de junho
- Final 0: 6 de junho
Quem recebe acima de um salário mínimo:
- Final 1 e 6: 2 de junho
- Final 2 e 7: 3 de junho
- Final 3 e 8: 4 de junho
- Final 4 e 9: 5 de junho
- Final 5 e 0: 6 de junho
Caso o beneficiário não reconheça os descontos de mensalidade, ele deve informar ao INSS através do Meu INSS (aplicativo ou site) ou pelo telefone 135. O INSS irá verificar a autorização junto à entidade responsável e, caso não haja comprovação, a entidade deverá devolver o valor, que será reado ao beneficiário.
Além disso, a partir do dia 30 de maio, os aposentados e pensionistas poderão realizar a consulta sobre os descontos indevidos nas agências dos Correios. São 4.730 agências, em todo o Brasil, preparadas para atender a esse serviço. Cerca de 20 mil funcionários dos Correios serão capacitados para ajudar quem não tem o ao aplicativo ou ao telefone.
Os beneficiários também podem verificar se os descontos foram autorizados pelo Meu INSS ou pelo telefone 135, que funciona de segunda a sábado, das 7h às 22h.
Alerta de Golpes: O INSS não faz ligações nem envia mensagens por SMS, e-mail, WhatsApp ou outros meios. O único contato oficial é por meio de notificação no aplicativo Meu INSS. Em caso de dúvidas, o telefone 135 está disponível.
Como ar o aplicativo Meu INSS:
- Baixe o aplicativo nas lojas de aplicativos (App Store ou Google Play).
- Faça com seu F e senha.
- Verifique, no ícone do sininho, se há algum desconto de mensalidade associativa.
- Caso haja descontos não reconhecidos, comunique através do próprio aplicativo ou pelo telefone 135.
Leia também:
- 3 animais que fazem bem para o seu jardim e você precisa conhecer
- Descubra os benefícios da jardinagem para sua saúde, bem-estar e qualidade de vida